Quantos couraçados foram afundados em Pearl Harbor?


Em 7 de dezembro de 1941, porta-aviões japoneses no Pacífico lançaram 353 aeronaves em um ataque-surpresa contra a frota da Marinha Norte-Americana ancorada em Pearl Harbor, causando baixas massivas. Há muitos mitos e histórias cercando essa “data que viverá na infâmia”.

Um fato comumente registrado de forma confusa é o número de couraçados americanos afundados no ataque. Muitas pessoas dizem que todos os oito couraçados estacionados no Havaí foram afundados, no entanto, isso é forçar um pouco a realidade.

Mesmo fontes que parecem ser confiáveis não conseguem entrar em acordo. De acordo com o PearlHarbor.org, três foram afundados, o Naval History & Heritage diz que foram quatro, a National Geographic lista dois como “semi-afundados” e o eSSORTMENT diz que foram cinco.

Então, qual é a verdade?

Todas as fontes citadas concordam que o USS Arizona e o USS West Virginia foram afundados durante o ataque. O Oklahoma, o Utah e o California também são citados.

De acordo com o website oficial do USS Arizona, “a explosão que destruiu o ARIZONA e afundou-o ao longo da Ilha Ford consumiu as vidas de 1.177 dos 1.400 a bordo naquela hora”.

Embora não especificamente utilizando a palavra “afundamento”, o website oficial do USS West Virginia diz que “o West Virginia foi abandonado, deitado horizontalmente no fundo do porto”.

Parte da discordância parece estar na definição da palavra “afundado”. Pearl Harbor é raso, então é impossível que um navio tão grande desapareça completamente abaixo da linha da água. Muitos foram descomissionados após o ataque, mas todos – exceto o Arizona e o Utah – foram restaurados e retornaram à operacionalidade.

Oficialmente, de acordo com a Marinha dos EUA, três couraçados afundaram naquele dia – o Arizona, o Utah e o Oklahoma.

Fonte: Examiner.com, 7 de dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário