Último túnel do Stalag Luft III será escavado


Os três túneis conhecidos como Tom, Dick e Harry são sinônimos da Grande Fuga, mas engenheiros britânicos irão escavar seu primo desconhecido, George, que foi cavado pelos prisioneiros restantes no campo.


A entrada do George foi descoberta no velho teatro do campo de prisioneiros Stalag Luft III, em Zagan, na então Polônia ocupada pelos alemães.

George foi construído por homens amargurados por não terem escapado pelo Harry na noite de 24 de março de 1944. Somente depois é que eles descobriram que a Gestapo havia fuzilado 50 dos 76 fugitivos, tornados famosos pelo filme estrelado por Steve McQueen, Sir Richard Attenborough e Charles Bronson.

O Squadron Leader Ivor Harris, hoje com 90 anos, que operava a bomba de ar na entrada do túnel George, retornou ao teatro recentemente e identificou o buraco no chão onde as escavações começaram. É a partir deste ponto que a equipe iniciará sua própria escavação.

George nunca foi usado porque quando o Exército Vermelho aproximou-se da região, os guardas alemães puseram os prisioneiros numa marcha forçada de volta à Alemanha. Cerca de 200 morreram durante a caminhada.

Howard Tuck, historiador da RAF envolvido no projeto, disse que a equipe de escavação iniciará os trabalhos em breve. Eles levarão equipamento não só para explorar o George, mas também para examinar a possibilidade de escavar o Harry. “Os veteranos nos disseram que estavam estocando equipamentos no George”, disse. “Alguns disseram que costumavam estocar equipamento para lutar contra os alemães, se precisassem”.

Charles Clarke, que esteve no George enquanto era prisioneiro do Stalag Luft III, e hoje é presidente da Associação de Ex-Prisioneiros de Guerra, disse que alguns prisioneiros deixavam itens pessoais, como fotos, no túnel.

Espera-se que tais artefatos possam ser encontrados nas futuras escavações, e eventualmente expostos no museu do campo, bem como em outras exibições pela Grã-Bretanha.

Fonte: The Telegraph, 19 de janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário