SPREY DE PIMENTTA: VOCÊ SABE O QUE É ISSO? E SE NÃO SABE, PARA QUE PRECISARIA SABER?

O QUE O PROFISSIONAL DE SEGURANÇA DEVE FAZER QUANDO – por um ou por outro motivo – O LANÇAMENTO DO SPRAY DE PIMENTA NÃO OCORRER DE FORMA PERFEITA E ELE LEVAR UMA PARTE DA ESPARGIDA?

1. Comecemos dizendo o seguinte: CASO ISSO OCORRA VOCÊ PODE MORRER COM SUA ARMA NA MÃO!

SAIBA RESISTIR
SAIBA RESISTIR
2. Isso tem nome (mesmo que seja em outra língua, por enquanto) – BLOWBACK. BLOW vem do inglês sopro/vento direcionado; BACK significa atrás, para trás, direção contrária. Isso explicaria o nome, inicialmente;
3. Existem até vídeos de internet que mostram, não o efeito, mas o treinamento que deve ser dado quando da necessidade de capacitar quem for utilizar o gás a ter a chance de manter minimamente sua condição de segurança caso esse infortúnio ocorra.

4. Algumas polícias brasileiras não fazem esse treinamento ou sequer o conhecem.  Você conhece alguma Corporação que não o faz ? Você conhece esse tipo específico de treinamento?


Dito isso, vamos ao PAI VISUAL E SENSORIAL DOS BURROS (MISTER YOUTUBE) para:

* Entender o que pode ocorrer com um policial que NÃO esteja preparado intelectual, física e mentalmente para esse EFEITO BLOWBACK. Veja abaixo:


* Entender, em um segundo momento, como deve ser o treinamento de quem pode minimizar o desconforto do OC – Capsaisina – por intermédio de uma técnica que envolve E AGIR COM:

1. AUTOCONTROLE,
2. MOVIMENTAÇÃO,
3. VERBALIZAÇÃO ATIVA (chamar um companheiro e pedir ajuda, por exemplo) E
4. AÇÃO COORDENADA (poder desferir golpes enquanto proteje a arma e chama um colega),
5. Tudo para evitar, por exemplo, ter sua arma subtraída ou até ser alvejado por ela depois de ela ter sido retirada de você.

O INÍCIO DO TREINAMENTO


ONDE SE PODE CHEGAR


ATENÇÃO AOS ERROS DO PASSADO: A SÍNDROME DO MICO – VER, COPIAR E REPETIR

Olhar esses vídeos isoladamente na internet e tentar reproduzí-los não é o correto. Existem exercícios educativos que devem ser feitos antes e uma explicação do que será colocado em prática para que os alunos – CÁ ESTAMOS NÓS VOLTANDO AO TEMA – não compreendam isso como uma tortura. Repito que já vi BRINCADEIRAS com esses materiais que acabaram muito mal, justamente por não haver uma preparação dos instrutores.

Quando trabalhando como Consultor de Treinamento da ONU com o policial ANTONIO DOMINGOS tivemos a chance de realizar essa atividade – do início até o final – quando capacitamos as unidades especiais de polícia de fronteira. Isso foi exaustivamente tratado com os policiais que demonstraram ter capacidade para serem multiplicadores desse procedimento.

TORTURA OU BRINCADEIRA

Algumas pessoas até perguntam se o que é feito era para testar/verificar se o spray era fraco ou não. Detalhadamente , explicávamos que não se tratava de tortura ou brincadeira, mas de um conjunto de procedimentos para que houvesse sucesso na ação de uso do spray, mesmo com o efeito BLOWBACK ocorrendo.

REPETINDO: Esse treinamento é AVANÇADO, CARECE DE PARAMETRIZAÇÃO DE ACORDO COM OS POPs – Procedimento Operacional Padrão -  e consiste no sentido de AUMENTAR A RESISTÊNCIA DO OPERADOR NO CASO DO RETORNO DO MATERIAL DO ESPARGIDOR APÓS LANÇAMENTO.

Já sabe o que é SPRAY BLOWBACK? E para que serve também? Beleza! Qualquer dúvida, pode mandar mensagem.

Como não há mais nada para o momento…

Sobrevivam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário