Descoberta de U-boats muda a história

Destroços recém-descobertos mostram que bem mais submarinos foram afundados por minas do que anteriormente pensado.

O local final de repouso de seis U-boats alemães afundados nos últimos meses do maior conflito naval da Segunda Guerra Mundial foi finalmente identificado. Após anos de pesquisas, especialistas dizem que as descobertas forçarão os historiadores a reavaliar a batalha pelo controle do Atlântico.

Evidências dos destroços sugerem que muitos U-boats foram afundados por minas, e não por ataques aeronavais Aliados, como anteriormente acreditava-se. Os achados mostram que campos minados costeiros foram três vezes mais eficientes do que a Inteligência Naval Britânica acreditava. Os especialistas essa crença errônea se deveu aos entusiasmados relatórios de aviadores e comandantes de navios de escolta, que algumas vezes diziam ter afundado submarinos com cargas de profundidade e outras armas.

Um submarino, o U-400, cujo afundamento anteriormente era creditado às cargas de profundidade da Royal Navy ao sul de Cork, na Irlanda, agora foi identificado ao largo da costa norte de Cornwall. O submarino alemão estava em sua primeira patrulha em dezembro de 1944 quando atingiu uma mina, sugerem as fotografias subaquáticas.

Outro, o U-1201, também identificado na mesma área, estava em sua primeira patrulha em março de 1945 quando afundou pelas minas. Anteriormente, acreditava-se que a Royal Navy o tinha afundado com cargas de profundidade, centenas de quilômetros dali, na costa oeste da Escócia. O U-326, também em sua primeira patrulha quando foi destruído por uma carga de profundidade de uma aeronave americana em abril de 1945, foi identificado a 160 quilômetros da costa da Bretanha, na França.

O U-325, afundado em sua segunda patrulha em maio de 1945, era tido como vítima da Royal Navy no Mar da Irlanda. Agora, os arqueólogos navais e fotografias subaquáticas o identificaram no fundo do mar a 370 quilômetros dali – em Lizard Point, sul de Cornwall.

Outros U-boats, afundados longe dos campos minados ingleses, também foram encontrados. O U-1208, em sua primeira patrulha, foi identificado perto das Ilhas Scilly após ser afundado por cargas de profundidade em fevereiro de 1945. O U-650, recentemente identificado perto de Land’s End, foi afundado por impacto direto de um míssil anti-submarino Hedgehog em janeiro de 1945.

De 1939 até 1943, os alemães foram muito bem-sucedidos na guerra submarina – afundando 2.500 navios mercantes Aliados e cerca de 50 navios de guerra, com a perda de 25.000 vidas. A maré da guerra mudou em maio de 1943, os Aliados viraram o jogo com novos equipamentos e tecnologias.

As descobertas são resultado de uma pesquisa no oeste do Canal da Mancha e áreas adjacentes, realizada pela firma americana Odissey Marine Exploration. O Dr. Axel Niestlé, um historiador naval alemão envolvido no projeto, disse: “é um perfeito exemplo de trabalho em equipe bem-sucedido entre arqueólogos marinhos e historiadores para reescrever a história naval. As fotografias nos deram uma oportunidade única para aprender como diferentes armas anti-submarino da Segunda Guerra funcionavam”.

Entre 1939 e 1945, os alemães construíram 1.167 submarinos, dos quais 863 foram empregados na batalha do Atlântico. 648 foram afundados – com a perda de cerca de 25.000 submarinistas. A localização de 40 U-boats permanece um mistério. Trinta desapareceram em águas profundas no Atlântico, e não é provável que sejam encontrados. O restante permanece numa variedade de locais suspeitos na parte leste do Canal da Mancha, onde os pesquisadores esperam encontrá-los.

Fonte: The Independent, 4 de julho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário