Ensino, educação e sociedade: qual a relação?

Para iniciarmos esta discussão, é relatar que o que não falta ao país são jovens inteligentes, cheios de curiosidade, plenos de energia, e com muito espírito de iniciativa.

Não podemos crucificar a sociedade por algumas questões éticas educacionais.

Diante de problemas sociais, políticos e da própria educação brasileira, possuímos uma gama de cidadãos capazes e competentes para racionar de forma educada e eficaz sobre diversas situações.

Mas e a sociedade num contexto geral? A realidade é que o Brasil de hoje precisa, mais do que nunca, de um sistema educacional moderno, adequado, que possa preparar nossa população para um mundo onde o manejo adequado da língua falada e escrita, do raciocínio formal e abstrato e da informação é cada vez mais importante.


Não basta simplesmente construir escolas, é preciso atenção, cuidados com os alunos, iniciando a carreira estudantil, partindo dos níveis infantis, enfim, educar para a cidadania.

Sem dúvida, não é um ponto fácil de dizer, fatores como respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade, devem sem dúvida fazer parte de um contexto educacional que transmita esses fatores à sociedade.

Na atual sociedade, o preconceito, o desrespeito, a criminalidade, a violência, o roubo, furto, os conflitos gerados por adolescentes principalmente, refletem à falta de educação tanto social quanto familiar.

Segundo Cortella(2007), a principal responsabilidade educacional vem dos pais, porém muitos não possuem esta questão educacional.

Muitos ainda dizem: “Vou te castigar, se você não estudar eu vou te colocar na escola pública.”

É óbvio que é um grande erro esta indagação. É preciso que acreditemos na reestruturação educacional do país, assim como de alguns professores que se sustentam de serviço público como um “cabide de estabilidade”, mas que não se preocupam em formar cidadãos pensantes e críticos. Não é tarefa fácil para o professor, não os julgo por este fator, porém alguns realmente necessitam de uma reciclagem pedagógica e também financeira.

Por fim, temos que acreditar nos jovens, para que sociedade e educação possam caminhar em harmonia.


Autor:
Prof. Especialista Alexandre Vieira
Sócio-Diretor da Evolution – Cursos para Preparação Profissional.
Prof. Universitário / Educação Física – Cref. 3.123
Pós-graduado em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo – UNIFESP
Contato: vieira76@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário