900 bombas achadas sob restaurante em Okinawa


Mais de 900 bombas intactas da Segunda Guerra Mundial foram encontradas embaixo de um restaurante em Okinawa – ilha do arquipélago japonês, anunciou a polícia local.

Trabalhadores da construção civil trabalhando num projeto de expansão de estradas detectaram os explosivos com um detector de metais e avisaram a polícia, disse Kiyotaka Maedomari, chefe de polícia da cidade de Itoman.

Um esquadrão anti-bombas do exército descobriu um total de 902 bombas intactas, que provavelmente têm origem norte-americana. “É raro encontrar esse grande número de bombas intactas de uma só vez”, disse Maedomari.

Devido ao fato de explosivos intactos da Segunda Guerra Mundial estarem espalhados por toda Okinawa, o pessoal da construção civil sempre usa detectores de metal antes de começar a cavar o solo”, ele disse.

Esses tipos de bombas são periodicamente encontrados por todo o Japão, até mesmo na populosa Tóquio, mas casos de ferimentos por detonação são raros.

Okinawa foi o campo de batalha mais sangrento do Pacífico, com os EUA lançando um ataque aéreo e anfíbio que durou 83 dias em 1945, chamado pelos moradores locais de “Tufão de Aço”. Cerca de 190.000 japoneses foram mortos, metade deles civis.

Em janeiro de 2009, um trabalhador japonês foi seriamente ferido quando uma bomba da Segunda Guerra explodiu na cidade de Itoman.

Estima-se que cerca de 10.000 toneladas de munição não-explodida tenham sido esquecidas em Okinawa após a guerra. Cerca de 4.500 toneladas permaneceram quando os Estados Unidos devolveram Okinawa para o Japão em 1972.

Desde então, as forças armadas japonesas já desativaram mais 1.500 toneladas, mas espera-se que ainda demore mais 80 anos até que o resto seja removido.

Fonte: The Times of India, 15 de julho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário