X Encontro Nacional de Educação Matemática

Calendário
01/12/2009
Abertura de inscrições e submissão de trabalhos

21/03/2010
Prazo final para submissão de trabalhos

30/04/2010
Divulgação dos trabalhos selecionados

07/05/2010
Prazo final para a inscrição no evento dos co-autores dos trabalhos aprovados e, assim, garantir a inclusão do trabalho nos Anais.

06/07/2010
Início do Credenciamento ao X ENEM


Local0
As atividades do X ENEM serão realizadas no Centro de Convenções da Bahia e no campus de Pituaçu da Universidade Católica do Salvador (UCSal).

Mais informações
http://www.sbem.com.br/xenem/index.html

Histórico

A história dos ENEM se confunde com a história da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática). Na década de 80, diversos grupos do país estavam engajados no debate sobre questões de Educação Matemática, confluindo para a realização do I Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), na cidade de São Paulo, em 1987. No ano seguinte, realiza-se o II ENEM, na cidade de Maringá, onde ocorre a fundação da SBEM. A partir de então, o evento passou a fazer parte do nosso calendário nacional de eventos:

  • III ENEM, em Natal (RN), em 1990;
  • IV ENEM, em Blumenau (SC), em 1993;
  • V ENEM, em Aracajú (SE), em 1995,
  • VI ENEM, em São Leopoldo (RS), em 1998;
  • VII ENEM, no Rio de Janeiro (RJ), em 2001;
  • VIII ENEM, em Recife (PE), em 2004;
  • IX ENEM, em Belo Horizonte (MG), em 2007.

Na Assembléia da SBEM, realizada o IX ENEM, o grupo de Educação Matemática da Bahia, representados por uma proposta assinada por universidades baianas, propuseram sediar o X ENEM, o que foi aprovado por aclamação na Assembléia.
Este é um antigo desejo dos educadores matemáticos da Bahia, nutrido por sua ativa participação na construção do movimento de Educação Matemática no país e da SBEM. Não é à toa que a organização do X ENEM é assinada por diversas universidades baianas.
Os baianos têm uma longa tradição de participação no movimento de Educação Matemática, marcada desde os tempos da organização do I Congresso Brasileiro de Ensino de Matemática, em 1995, em Salvador. Nos anos 80, a Bahia foi um dos primeiros Estados a ter uma regional da SBEM organizada, a qual manteve a realização regular dos Encontros Baianos de Educação Matemática e outros eventos. Mais recentemente, a política de formação de núcleos da SBEM nas diversas cidades do Estado busca manter os sócios mobilizados.
A organização do X ENEM pelo grupo baiano é a continuação de uma longa trajetória, a qual fornece experiência para o sucesso do evento. Assim, colegas de diversas partes do Estado estão engajados no que se espera ser um dos maiores ENEM já realizados.
Em perfeita sintonia com o local do evento, Salvador da Bahia, terra fortemente marcada pela cultura afro-descendente, a SBEM decidiu o tema do X ENEM como “Educação Matemática, Cultura e Diversidade”. Estamos certos de que a Bahia dará muita inspiração aos participantes do evento para a discussão do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário