Voluntários levantam fundos para restaurar o USS Cavalla



Furacão Ike fez ao USS Cavalla o que os destróieres japoneses nunca conseguiram. A tempestada cavou um gigantesco buraco na proa do submarino da Segunda Guerra Mundial, que tinha sobrevivido a ataques com cargas de profundidade na Batalha do Mar das Filipinas.

Ike flutuou o Cavalla, embora seu casco tivesse sido enterrado 5 metros no solo quando foi colocado no Seawolf Park, em Galveston, Texas, em 1971. A tempestade também flutuou a fragata USS Stewart, outra atração do parque que fica ao lado do Cavalla, levando um barco para baixo dela.

Mais de dois anos após a tempestade, voluntários e funcionários começaram a reparar o buraco de 10 metros no Cavalla, onde placas de metal enferrujado – arrancadas pelo Ike – cobrem o terreno. A equipe é liderada por John McMichael, ex-submarinista com 32 anos de experiência debaixo das ondas. Já conseguiram levantar 86 mil dólares, mas precisa de 520 milpara construir os sistemas de segurança que evitarão danos às embarcações históricas caso outro furacão passe pela área.

Cavalla, submarino da classe Gato, batizado em homenagem a um peixe de água salgada, foi comissionado em 29 de fevereiro de 1944. Em sua primeira patrulha, recebeu pesado ataque de destróieres japoneses no Mar das Filipinas, mas colocou três torpedos no porta-aviões Shokaku, que havia participado do ataque a Pearl Harbor. Com este sucesso, o Cavalla se tornou o primeiro submarino norte-americano a afundar um porta-aviões.

Ao ser descomissionado, o submarino foi doado pela Marinha a um grupo de veteranos de guerra, que por sua repassou-o para a cidade de Galveston, onde se tornaria a base do Seawolf Park. Os veteranos queriam batizar o parque com o nome de um dos 52 submarinos afundados durante a guerra. Escolheram o USS Seawolf, perdido no mar após afundar mais tonelagem do que qualquer outro submarino americano.

Contudo, após ser colocado no Seawolf Park em 1971, o submarino entrou em franca decomposição por falta de cuidados. Chegou quase a ser vendido como ferro-velho em 1998. Desde então, foi criada a Fundação Histórica do Cavalla, que levanta fundos para sua restauração.

A estrutura havia sofrido bastante com ferrugem, visitantes tinham roubado peças vitais e vândalos tinham destruído paredes e beliches.

Ao longo dos últimos dez anos, McMichael restaurou todas as beliches e o periscópio, além de diversas outras renovações. Entretanto, muito trabalho ainda precisa ser realizado. O submarino e a fragata também precisam de nova pintura.

Fonte: Chron – Houston & Texas News, 12 de fevereiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário