Museu da RAF exibe exposição sobre a Blitz

Imagens icônicas de um dos mais mortais capítulos da Segunda Guerra Mundial estão em exposição em Londres.



O Museu da RAF, em Grahame Park Road, foi escolhido para sediar a exposição, planejada pelo prefeito Boris Johnson, para comemorar o 70º aniversário da Blitz.

Durante o bombardeio aéreo alemão de Londres, 50.000 bombas foram jogadas e 30.000 londrinos perderam a vida, entre setembro de 1940 e maio de 1941.

As imagens, que anteriormente estavam guardadas na prefeitura, foram cedidas pelo Museu de Transportes, Museu da Brigada de Incêndio e pela coleção histórica do Departamento de Polícia, entre outras coleções menores.

Ian Thirsk, encarregado de coleções no Museu da RAF, disse: “Gostaria de agradecer o escritório do prefeito e a prefeitura por nos dar a oportunidade de realizar esta exposição durante o aniversário de 70 anos da Blitz de Londres”.

Estamos particularmente honrados por mostrar este esforço colaborativo, de tantos órgãos da nossa capital, que narra a história de sua importância no provimento de serviços públicos básicos entre o fim de 1940 e o começo de 1941”.

O prefeito Johnson disse: “Nunca devemos nos esquecer da bravura e resoluta determinação dos homens e mulheres que lutaram para manter Londres funcionando em face dos terríveis e incessantes bombardeios que queriam destruir nossa grande cidade”.

Este tremendo espírito de resistência permanece no coração da capital e nós temos uma gigantesca dívida de gratidão e respeito para com todos aqueles que ajudaram a assegurar o futuro de Londres”.

As fotografias ficarão em exposição no Hall de Bombardeio do museu até 31 de maio de 2011. A entrada é franca.

Fonte: The Times, 31 de janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário