Incríveis imagens do álbum de um soldado alemão

Raras fotos tiradas por um soldado alemão nas devastadas praias de Dunquerque, após a evacuação, foram encontradas 70 anos depois pela família de um veterano inglês.

As fotos foram tiradas algumas horas após mais de 330 mil soldados Aliados derrotados pelos alemães terem sido resgatados das praias por uma esquadra de pequenos barcos. O incrível álbum foi depois levado de uma casa alemã como souvenir pelo Cabo inglês Frank Smith.

O álbum inclui fotos de alemães observando os destroços de aeronaves derrubadas e filas de caminhões danificados e tanques no terreno devastado de Dunquerque. Um imagem mostra um navio de guerra britânico levado à areia com um imenso buraco em seu meio, enquanto outra mostra uma grande pilha de rifles deixados para trás.

Contém 200 fotos e cartões postais e era propriedade de um soldado alemão desconhecido. Ironicamente, foi abandonado em uma casa em Luneburg Heath, no norte da Alemanha, em 1945, quando os Aliados avançavam na direção de Berlim.


Foi pego pelo Cabo Smith, então com 31 anos, que o trouxe para casa como souvenir. Apesar de quase nunca falar de suas experiências de guerra, Smith manteve o álbum até sua morte em 1968, aos 54 anos, quando foi passado para a viúva. Agora, é propriedade do filho, Mike Smith, de 67 anos, que espera um dia devolver o álbum à família do desconhecido soldado alemão.

As incríveis fotos seguem o progresso do soldado, que chamava-se Richard, desde os comícios do Partido Nazista até a guerra na Europa Ocidental. Também há muitos cartões postais e fotografias pessoais de líderes políticos – uma delas mostra Hitler assinando um autógrafo para um soldado. Ele escreveu: “O sonho da família foi realizado. Eu podia tê-lo tocado”.

Mike Smith disse: “Meu pai não falava da guerra pra mim – como muitos de sua geração, ele simplesmente não a mencionava. Ele achou este álbum e pensou que era interessante, então o guardou. Manteve-o em casa, colocou-o numa gaveta e nunca o mencionou”.

Como meu pai nunca falou dele, não demos atenção até pouco tempo atrás. Mas é uma coleção de fotos absolutamente fascinante. É incrível ver o que aconteceu a partir da perspectiva alemã, e ver o que sobrou em Dunquerque”.

Não sabemos o que aconteceu com o soldado, e não temos ideia se ele sobreviveu ou não à guerra. Seria interessante descobrir mais sobre a família dele, e talvez devolvê-los o álbum algum dia”.

Fonte: Daily Mail, 3 de novembro de 2010.












Nenhum comentário:

Postar um comentário