Pistola Taurus PT 100

Com exceção do tradicional revólver .38, a pistola .40 da Taurus PT 100 é provavelmente a arma de fogo mais utilizada entre as polícias brasileiras, justamente substituindo aquele primeiro.

A PT 100 é uma pistola semi-automática, o que significa dizer que se utiliza da ação dos gases para a realização do disparo, reduzindo a força utilizada pelo atirador no momento de acionar a tecla do gatilho – comparadamente com um revólver, por exemplo.




Inspirada no projeto da italiana Bereta 92, a PT 100 é uma variação da PT 92, também da Taurus, fabricada no calibre 9mm, menos apropriado para uso policial. Já a PT 101, tem a mesma estrutura e calibre da PT 100, com a diferença da alça mira regulável.


A PT 100 é uma arma relativamente grande e pesada, pouco indicada para o porte fora de serviço, por sua “indiscrição” de mais de 20 centímetros. Além disso, costuma ter incidência de ferrugem no seu modelo oxidado, daí a necessidade da constante manutenção.


Veja os detalhes técnicos da PT 100:
- Calibre: .40;
- Nº de Tiros: 11 + 1 ou 13 +1 (c/ alongador);
- Peso: 965g;
- Ação: Simples e Dupla;
- Comprimento do Cano: 125mm;
- Comprimento Total: 217mm;
- Miras: Massa e alça metálicas e fixas, com sistema de 3 pontos;
- Cabo: Borracha;
- Segurança: Trava manual externa com desarmador do cão ambidestro, Posição meia-monta, Trava do percussor, Indicador de cartucho na câmara;
- Acabamento: Oxidado ou inox.
Abaixo, vídeos curtos da PT 100 em ação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário