Campo de batalha perdido é encontrado – com corpos

Um explorador australiano disse ter descoberto o local de importantes batalhas da Segunda Guerra Mundial nas selvas de Papua-Nova Guiné, completo com os restos mortais de soldados japoneses que caíram lá quase 70 anos atrás.

O ex-Capitão do Exército Brian Freeman, especialista na Trilha de Kokoda – um caminho de 60 minutos através de terreno montanhoso e floresta tropical na ilha – disse que descobriu o local da Batalha de Eora Creek, onde encontrou os restos dos soldados.

Acreditava-se que a área, a cerca de 800 metros da vila de Eora Creek, fosse o local da última grande batalha da campanha australiana contra os japoneses em Papua-Nova Guiné.

Embora o local fosse conhecido pelos nativos, a floresta escondeu-o após a batalha. Apesar do povo local caçar nos platôs que cercam a área, eles evitam entrar no campo de batalha, de 600 metros quadrados, por acreditar que os espíritos dos mortos ainda vagam por lá.

Isso significa que o local parece ter permanecido intocado desde 1942.

“Em nossa expedição inaugural, esperávamos encontrar os restos de um hospital japonês improvisado e, potencialmente, relíquias de armas e munição. Nunca havia pensado em encontrar os soldados mortos”, disse Freeman.

Freeman esteve no local pela primeira vez em 23 de abril de 2010.

“Foi como se o tempo tivesse parado. Encontramos uma trilha de munição no solo, disparada de um rifle que também encontramos no chão; provavelmente largado lá quando os japoneses avançaram por trás”, disse.

Ele disse que extensas pesquisas em mapas de batalha e diários os levou a acreditar que os japoneses tinham um pequeno hospital na área durante seu avanço, e sua localização permanecia um mistério até agora.

O time encontrou vasilhas em forma de rim no local, evidências de que de fato havia um hospital japonês por lá.

A presença de grandes valas retangulares, conhecidas como “valas de rifle”, também indicam a localização de uma significativa posição defensiva japonesa.

“No entanto, foi a descoberta de um soldado japonês sentado encostado numa árvore, ainda com seu capacete e botas, que deu início à história humana do local”, revelou.

A Batalha de Eora Creek foi o mais custoso confronto da campanha de Kokoda, embora diferentes fontes citem diferentes números de baixas. O grupo de Freeman disse que 79 australianos morreram e 145 foram feridos, e o Memorial de Guerra da Austrália diz que 99 foram mortos e 192 foram feridos.

Freeman disse que está trabalhando com os respectivos governos para repatriar os soldados mortos e preservar o local em sua “primorosa condição atual”. Até lá, ninguém tem permissão de entrar no local.




Nenhum comentário:

Postar um comentário