PEC 300 - Policiais Estaduais Combatentes

Apesar dos exaustivos esforços expendidos pelos parlamentares amigos, que acompanham o embate incansável dos Deputados Federais Cel. Paes de Lira, Maj. Fabio e Cap. Assunção, como pesquisador na área da Segurança Pública e PMES/RR., entendo que, para se alcançar o êxito, a plenitude da PEC 300, é necessário mais algumas medidas extras.

Com efeito, o povo brasileiro não está ouvindo o clamor policial que emerge frente o Congresso Nacional, os gemidos inexprimíveis de socorro ante a miséria que vivem as famílias policial/estadual. Não está vendo as demonstrações públicas dos servidores nos últimos dias em Brasília, tudo abafado pelo ferrenho e sistemático bloqueio do Governo Federal. Não estão acompanhando este momento histórico, por que a mídia não tem dado a devida atenção. Mais parece que o silêncio da imprensa tem fundamento, é proposital.

Mostrar ao povo brasileiro o que está acontecendo no Congresso Nacional com os operadores de segurança estaduais é um dever nosso, dos mais de 600 mil, PC, PM e BM. Não há outra saída, senão fazer um manifesto na mídia, por certo, de caráter político. É tempo de eleições, muito oportuno, não haverá outro. O governo tem obrigação de saldar este compromisso moral, remunerar dignamente os guardiões da vida, do patrimonio alheio do povo brasileiro.

Há grande expectativa no meio policial e bombeiro de alcançar desta vez a digna equiparação salarial nacional, ora bem definido na PEC 300, não obstante o cansaço dado pelo Presidente da Câmara Federal, impedindo a votação desse projeto. Contudo, temos que agir com moderação, sem violência, sem transgredir as leis e a disciplina, mas expor ao público o funesto poder de veto desse governo, que contribui para a insegurança pública nacional.

Já foi ventilado por outros colegas contratar a pessoa do ator Wagner Moura para fazer um videoteipe satirizando a degradável situação vivida por policiais e bombeiros pelo descaso do governo federal. Sem dúvida, tem procedência. Também a Federação Nacional dos Policiais e Bombeiros deve instituir imediatamente um site, sem outros objetivos senão expor informações completas e instantâneas de tudo sobre o andamento da PEC 300.

Da mesma forma, nos Estados, as associações policiais/bombeiros, espalhar outdoors chamando a atenção nacional da luta do operador de segurança contra o crime. É tempo de incomodar.

Autor: Carlos Itamar Coelho Pimenta - 1.º Sgt. PMES/RR.
Advogado militante - OAB/ES 8198

Nenhum comentário:

Postar um comentário