Museu lança campanha para salvar tanque Tiger





O Tank Museum de Dorset lançou uma campanha pública para levantar £40.000 para manter funcionando um tanque alemão de 57 toneladas que foi considerado um dos mais formidáveis veículos blindados da Segunda Guerra Mundial.

O notório Tiger 131 foi capturado pelos Aliados numa explosiva batalha na Tunísia em 1943, tendo sido atingido após ter destruído dos tanques Churchill ingleses.

Produzido em 1942 para atender a visão da Wehrmacht alemã de um panzer imponente o suficiente para causar impacto psicológico nas tripulações Aliadas, o Tiger 131 foi uma das 1.354 unidades fabricadas, vendo ação na Rússia, Tunísia, Itália e noroeste da Europa.

Carregava um letal canhão de 88 mm com alta precisão e uma blindagem grossa o suficiente para absorver a maioria das armas antitanque Aliadas – a menos que atirassem à queima-roupa – mas foi prejudicado por seu imenso peso durante campanhas em más-condições.

O motor tinha “um péssimo hábito de pegar fogo”, de acordo com sua descrição técnica, e a caixa de marchas era sujeita à falhas quando submetida a stress.

O Tiger do museu representa um grande troféu das forças ocidentais, que ganharam dados de inteligência vitais ao inspecionar o veículo abandonado. O Rei George VI e Winston Churchill visitaram o tanque em Tunis, e foi exibido na Parada da Guarda Montada em novembro de 1944, antes de seguir para sua atual morada em Bovington, em um “estado certamente lastimável”.

O monstro já tinha rodado 123 quilômetros em 11 horas de uso de motor desde que foi restaurado pelo museu em 2004, mas trabalhos vitais no motor são necessários para que o ícone popular possa continuar entretendo multidões sem o risco de sofrer uma falha mecânica permanente.

“O Tiger nunca foi famoso por sua confiabilidade, mas se passaram três anos antes que precisasse de restauração significativa”, disse o curador David Willey.

“Desde então, o Tiger tem rodado em grandes eventos do museu e durante sessões de manutenção corriqueira – nada mal para um aposentado de 67 anos. A exibição do veículo nos últimos 60 anos e a decisão de restaurá-lo de volta às condições de operação, com apoio da Heritage Lottery Fund em 1998, fizeram deste tanque provavelmente o mais famoso do mundo.”

“Essa campanha é para continuar o trabalho bem-sucedido e completar a restauração do tanque pela instalação de componentes faltosos da refrigeração, investigação dos desgastes e monitoramento do efeito do tempo de rodagem. O projeto não somente fará um veículo mais completo, como também dará ao museu dados dos efeitos reais de operar um tanque histórico”.

A campanha do Tiger 131 espera se beneficiar da fama do Tiger, que já foi observado em ação por meio milhão de pessoas no YouTube.

Um website foi montado para receber doações da Grã-Bretanha e internacionais, e os fãs também podem mandar doações diretamente para o museu

Nenhum comentário:

Postar um comentário