Em tempos de chuva todo cuidado é pouco!

video

A chuva, o vento, a neblina e outras condições atmosféricas, que reduzem a capacidade de visão e dificulta a realização de algumas manobras, podem tornar-se tão extremas que impossibilite ao motorista ver a margem da rodovia ou suas faixas divisórias. Além dessas dificuldades, as más condições de tempo tornam as rodovias escorregadias podendo causar derrapagens. A aquaplanagem (diminuição do contato dos pneus com o solo por causa da água), é um dos fatores responsáveis por essas derrapagens.

A 80 Km/h, por exemplo, o pneu terá que remover cerca de 5 litros de água por segundo do asfalto; daí a importância de se usar pneus novos e originais, além de dirigir em velocidade menor que a regulamentar da via. O mau tempo é uma das condições adversas encontradas pelos motoristas durante a condução de um veículo. Ela deve ser observada e o motorista tem que se adaptar a essa nova condição. Não pode continuar dirigindo como se o tempo estivesse normal. Muitos acidentes de trânsito acontecem em dias de chuva pela inobservância de algumas condutas que devem ser adotadas em dias de chuva. Veja alguns conselhos para evitar acidentes em dias de chuva:
  • Antes de sair, cheque se os limpadores de pára-brisa e desembaçadores estão funcionando;
  • Acenda os faróis baixos do carro.
  • Teste os freios do carro porque, com a pista molhada, sua capacidade de frear pode ser reduzida.
  • Mantenha uma distância de segurança do carro da frente. Lembre-se de que a distância necessária para frear é quase o dobro com o asfalto molhado. 
  • Não freie bruscamente nem faça manobras bruscas.
  • Preste mais atenção durante os primeiros minutos de chuva, porque é nessa fase que se forma a lama com a poeira nas ruas, deixando as pistas escorregadias.
Se a chuva tiver muito intensa a ponte de comprometer a visibilidade, sair do trânsito e esperar as condições melhorarem. É melhor perder um pouco de tempo e saber que posteriormente poderá seguir a viagem com segurança a ter que se submeter ao perigo de dirigir "cego", colocando em risco o seu bem-estar, de sua família e dos outros motoristas. Quando estiver dirigindo sob neblina, acenda os faróis baixos e jamais ligue o pisca-alerta com o veículo em movimento; isso pode confundir o motorista que vem atrás, pois ele poderá imaginar que seu carro está parado por algum problema e parar bruscamente, provocando um engavetamento ou reação em cadeia. Se precisar parar no acostamento e estiver sob neblina, aí sim, ligue o pisca-alerta e sinalize com triângulo, sinais luminosos e galhos, principalmente se for durante a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário