Montgomery e Eisenhower apostaram sobre o futuro da Europa


Um pedaço de papel oficializando a aposta de £5 entre os dois generais sobre o destino da Europa na Segunda Guerra Mundial deve alcançar £12.000 em leilão.

O General Bernard Montgomery do Exército Britânico tirou uma folga da reorganização do seu 8º Exército na Itália para fazer uma aposta com seu camarada norte-americano, General Dwight Eisenhower, sobre a data do fim da guerra.

Eisenhower, que supervisionava a invasão Aliada da Itália, sentiu-se confiante que poderia marchar sobre Berlim no natal de 1944, mas Montgomery discordou dessa possibilidade.

Os dois concordaram em resolver a disputa com uma aposta de 5 libras (que valeriam cerca de 170 libras hoje) e chamaram um ajudante de campo, Coronel Ernest Lee, para anotar os termos.

O pedaço de papel, assinado por Montgomery no topo e por Eisenhower no rodapé, diz: “Acordo selado em 11 de outubro de 1943, entre os Generais Eisenhower & Montgomery. Montante £5 – O General E aposta que a guerra contra a Alemanha irá terminar antes do Natal de 1944. Hora Local”.

O pedaço de papel ficou guardado por mais de 30 anos na casa do Coronel Lee, que serviu como oficial executivo e ajudante de campo de Eisenhower durante a Segunda Guerra Mundial. A família decidiu vendê-lo após a morte da viúva de Lee seis meses atrás. Juntamente com uma fotografia dos dois generais, espera-se que o item atinja US$ 20.000Fonte: The Telegraph, 20 de janeiro de 2010. (£12.000).

Eisenhower referiu-se à aposta em sua autobiografia: “Eu estava pessoalmente tão confiante que poderia lançar Overlord decidida e prontamente na primavera de 1944 que apostei com Montgomery 5 libras que podíamos terminar a guerra no natal daquele ano. Eu perdi a aposta”.

Fonte: The Telegraph, 20 de janeiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário