Avatar supera Titanic e é o maior filme da história em bilheteria mundial

A 20th Century Fox acaba de informar que o épico de ficção científica fez até o momento 1.843.700.000 dólares em bilheteria mundial, passando os 1.843.201.268 dólares de Titanic, líder do ranking desde 1997.

Vale lembrar que os números de bilheteria empregados para esse tipo de tabela em Hollywood não são corrigidos pela inflação e não levam em consideração o público, apenas a arrecadação. A quantidade de pessoas que foi aos cinemas assistir a Avatar - ainda que não tenha sido divulgada - deve ser sensivelmente menor que a de Titanic, mas os valores mais altos dos ingressos de cinemas 3-D e IMAX colocam o filme, em apenas 40 dias, à frente do drama de naufrágio, que precisou de dez meses em cartaz para atingir sua arrecadação bilionária.

Se ajustada pela inflação, a lista segue com ...E o Vento Levou (Gone with the Wind, 1939) no topo, seguido por Star Wars (1977) e A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1965).

Do ponto de vista de Hollywood, realizar a avaliação dessa maneira é favorável para a indústria, pois mantém a comparação entre filmes mais próxima à realidade atual. A comparação, de qualquer forma, seria injusta. Simplesmente não havia competição pela atenção do público na época desses filmes além da música e do teatro. Em 1939 quase não havia televisores e em 1977 os videogames eram um mídia nascente. Já o VHS só foi difundido na década de 1980... Ou seja, o fato de Avatar ter levado tanta gente aos cinemas hoje em dia é mesmo um feito a ser celebrado pela indústria e prova de que a prometida imersão 3-D de James Cameron é uma realidade. Pelo menos até a próxima geração de home video...

Nenhum comentário:

Postar um comentário