Aventura de 007 foi inspirada na Segunda Guerra

“Moonraker”, obra de Ian Fleming, criador de James Bond, é uma peça clássica de ação fantasiosa de alta octanagem.

Mas novas pesquisas revelam que os fatos são mais estranhos que a ficção – porque a trama de Moonraker, sobre um vilão que adquire tecnologia de foguetes atômicos, foi provavelmente inspirada por experiências reais de vida de Fleming, durante seu serviço confidencial numa unidade militar durante o fim da Segunda Guerra Mundial.

Fleming começou a trabalhar com a Target-Force, cujo trabalho era trazer cientistas de foguetes alemães para a Inglaterra antes que fossem capturados pelos russos em avanço.

Agora, pesquisa exaustiva feita pelo respeitado historiador militar Sean Longden revelou semelhanças indeléveis entre o serviço de Fleming e a trama de Moonraker, na qual o vilão, Sir Hugo Drax, tenta destruir Londres.

O filme de 1979 ("007 Contra o Foguete da Morte" - aquele da cena do bondinho do Pão de Açúcar), estrelando Roger Moore como 007 e Michael Lonsdale como Drax, tem pouca semelhança com o livro de Fleming, mas Longden divisou uma ligação entre o livro e a realidade enquanto lia uma cópia após completar a leitura de uma obra sobre a Target-Force.

Entre as similaridades, estão:

-Drax trabalha no projeto de foguete Moonraker para o governo britânico. Isso é similar à Operação Backfire, um projeto britânico que testou mísseis V2 capturados, recuperados pela T-Force;

-Um dos capangas de Drax chamava-se Dr. Walter. Na vida real, o Dr. Hellmuth Walter administrava a fábrica Walterwerke em Kiel, no norte da Alemanha, que foi capturada pela T-Force em 1945. Lá fabricou-se os motores usados nas V1 e V2;

-No livro, 50 cientistas alemães – descritos como “mais ou menos todos os experts em mísseis que os russos não capturaram” – estão trabalhando no projeto Moonraker. A T-Force retirou cientistas da zona russa e o Dr. Walter ajudou nesse trabalho;

-O Drax fictício trabalhou para a siderúrgica Rheinmetall-Borsig. Esta empresa alemã é real e um dos alvos primários da T-Force;

-O foguete Moonraker é comparado ao V2 e seria testado no Mar do Norte. Na Operação Backfire, os ingleses testaram V2s no Mar do Norte;

-O Moonraker é propelido por peróxido de hidrogênio. O Dr. Walter real era um especialista em motores de peróxido de hidrogênio e trabalhou num desenho de motor para o míssil V2.

Longden disse: “Quando me sentei para ler o livro, tudo que eu sabia era que Moonraker era a história de um sistema de mísseis inglês. Nos dias seguintes, me choquei ao ver o quanto a história me era familiar. Nas primeiras páginas pareceu uma aventura de James Bond, com muito carteado e champanhe, com um elemento de mistério cercando um sistema de mísseis projetado pelos alemães e funcionando na Inglaterra”.

“Então, na página 126, me choquei com um nome familiar. Um dos 50 cientistas alemães era um tal Dr. Walter, especialista em motores de peróxido de hidrogênio. O nome instantaneamente lembrou minha pesquisa. Quando a T-Force foi enviada a Kiel, um de seus alvos principais era a Walterwerke, e em particular o seu dono, Dr. Walter. Sabendo que Fleming esteve em posição privilegiada para ver os relatórios secretos da T-Force vindos da Alemanha, eu me dediquei a encontrar quaisquer outros elementos da história da T-Force dentro de Moonraker”.

“Não tenho dúvidas de que Fleming utilizou suas lembranças de operações ultra-secretas para desenvolver o material para Moonraker”.

Fonte: Daily Mail, 20 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário