CCleaner para Ubuntu – Limpando resíduos de dependências de pacotes e lixo no Linux


    Eu ainda não conheço um programa que faça a limpeza do sistema no Ubuntu igual o CCleaner faz no Windows assim de forma automática, mas, pesquisando nos fóruns da vida, encontrei alguns passos que ajudam a limpar o sistema.

1º passo

        Este passo é o básico, e já resolve muita coisa. Vá no menu Sistema - Administração - Gerenciador de pacotes Synaptic, clique em Status e depois selecione Não instalado (configuração residual). Então, selecione as opções que aparecem na lista, marque-as para remoção e aplique as alterações.

2 º passo

        Agora vamos remover o lixo de arquivos de pacotes parciais. Vá no Terminal e digite:
sudo apt-get autoclean
3º passo

        Esse passo consiste em instalar lá no Gerenciador de pacotes Synaptic um recurso para remover automaticamente o lixo deixado após instalações via apt. Após abrir o gerenciador, clique em Seções, depois em Procurar e na janela digite “localepurge” e confirme.
        Na lista que aparecerá, marque-o para instalação e aplique as alterações. Na instalação dele aparecerá uma lista com idiomas, e é aí que está a configuração básica deste recurso. Após as instalações que você fizer ele irá apagar todos os pacotes adicionais de idiomas instalados pelos programas, exceto àquelas que você marcar aí.

4º passo

        Semelhante ao de cima, siga os passos para instalar o deborphan. Localize-o, marque para instalação e aplique. Junto pode aparecer também o gtkorphan, que tem função semelhante, com a vantagem de ser uma aplicação gráfica, ou seja, ambos removem pacotes órfãos, que não possuem relação com outros pacotes instalados, o qual você também pode instalar.
        O gtkorphan pode ser depois acessado facilmente pelo menu Sistena – Administração – Remove orphaned packages. O deborphan é executado via Terminal:

sudo deborphan | xargs sudo apt-get –y remove --purge
5º passo

        Este último passo requer que o deborphan já esteja instalado, na verdade é uma extansão dele. No Gerenciador de pacotes Synaptic vá no menu Configurações – Filtros. Na janela que aparece clique em Novo, dê um nome, como por exemplo “Órfãos”, depois selecione-o na lista. Na aba Status clique em Desmarcar todos e depois somente marque a caixa Órfão e por fim clique em OK, conforme abaixo:
image
        De volta à tela prncipal do geranciador, semelhante ao que é feito no 1º passo, clique em Filtros personalizados e selecione o seu filtro, o nosso “Órfãos”, e também semelhantemente marque os ítens que você quer na lista para remoção e aplique as alterações. Assim você irá usar o deborphan graficamente, sem precisar ir no Terminal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário