4 Questões Relativo a Gerência de Projeto


1º QUESTÃO: Liste três questões que devem ser tratadas numa estratégia efetiva para tratar os riscos a que um projeto está sujeito.
Resposta: um projeto tem como pilar de desenvolvimento a tríade Escopo, Tempo e Custo, assim qualquer fator que posso influenciar negativamente em qualquer dessas bases pode ser considerado um fator de risco.
Pode-se citar como fatores de riscos, que afetam esse tripé os seguintes fatores:
  • Metodologia – Definição de como será feito a abordagem do problema, ferramentas e fontes de dados que serão utilizados para executar um projeto.
  • Funções e Responsabilidades – Definição do líder, suporte e os membros da equipe componente do projeto.
  • Orçamento – Estabelecer o orçamento necessário para o planejamento e execução do projeto.


2º QUESTÃO: à luz dos estudos da gerência de projetos, que fatores são determinantes para o pleno sucesso de um projeto.
Resposta: Como fora dito na questão anterior, basear todas as ações do projeto levando-se em consideração a tríade Escopo, Tempo e Custo, é o elemento principal para se alcançar o efetivo sucesso de um projeto. É lógico que há outros fatores que contribuem a isso, como uma boa definição dos recursos humanos e materiais, ligadas ao projeto.

3º QUESTÃO: Que indicadores você pode sugerir ao gerente de um projeto que apontem que o projeto está com problemas ou caminha na direção de apresentar problemas para sua concretização plena.
Resposta: Pode-se usar como parâmetro para visualizar uma possível ocorrência de falha na concretização de um projeto tudo aquilo que fora planejado inicialmente, como o escopo, orçamento, cronograma, assim como ainda é possível utilizarmos os estudos provenientes da gerencia de riscos.
Como exemplo, podemos citar o comparativo entre o tempo estimado no planejamento inicial para uma determinada atividade, e o tempo real gasto no seu desenvolvimento, e o mesmo com pode ser feito com o orçamento.

4º QUESTÃO: Diz-se que a habilidade mais importante de um gerente de projetos é a comunicação. O que você pode apontar como fatores ou aspectos que reforçam/justificam a afirmação anterior.
Resposta: Dentre das grandes descobertas do ser humano, as mais enfatizadas pelos cientistas estão sempre exaltando as ligadas a comunicação humana, como a descoberta da linguagem de comunicação visual, escrita e falada, durante a pré-história, até a descobertas mais modernas como a do telefone e da internet.
Comunicar com outros seres de nossa espécie sempre foi nosso diferencial. Qualquer atividade humana tem como base a comunicação. Na tarefa de gerenciar um projeto, isso não é diferente, alias uma boa comunicação entre os membros da equipe do projeto, assim como entre os Stakeholders do mesmo, é de vital importância para o seu desenvolvimento.
É atribuição do gerente do projeto reportar, tanto para seus superiores, quanto os subordinados, todas as ocorrências do projeto, e não só isso, gerenciar os conflitos existentes, e isso exige uma boa capacidade de comunicação, da forma que for possível.
Assim, é de suma importância que para ser gerente de um projeto, leve-se em consideração sua capacidade de comunicação, pois é dela que dependerá o andamento positivo ou negativo do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário